Janeiro, primeiro mês do ano, e também mês escolhido para falarmos SOBRE SAÚDE MENTAL, DIFERENÇAS E RESPEITO.
Na nossa última campanha trouxemos para pauta um assunto muito importante para a BRASILTEC e também para sociedade como um todo: falamos sobre a inclusão e diversidade.
Agora, no entanto, gostaríamos de levá-los a refletir como ambas desempenham um papel fundamental na nossa saúde mental.
A falta de inclusão e respeito às diferenças traz um impacto significativo na vida do ser humano.
Afinal, pessoas se comportam, agem e existem de maneiras completamente diferentes e merecem ser respeitadas em suas escolhas e manifestações.
Não se pode generalizar. Entretanto, é inegável que quem sofre preconceito e discriminação tem mais chances a desenvolver transtornos emocionais.
Quando não nos sentimos aceitos e respeitados, isso pode afetar nossa autoestima, causar ansiedade e até levar a quadros de depressão e problemas ainda mais sérios, e muitas vezes fatais.
O mais importante nisso é que cada um de nós podemos fazer a diferença. Podemos contribuir de forma positiva na vida das pessoas ao nosso redor.
DICAS BRASILTEC PARA SER CORDIAL, RESPEITOSO E INCLUSIVO.
1) VALORIZE AS DIFERENÇAS CULTURAIS
O termo indica o conjunto de práticas e tradições culturais de uma localidade. Os diferentes ritmos musicais, os pratos típicos, as festividades e as manifestações populares brasileiras são exemplos da diversidade cultural do país.
Você já parou para pensar como as diferenças podem ser uma oportunidade para conhecer novas culturas, novas histórias e novas vidas que estão por trás de cada um? Pense nisso.
2) NÃO FAÇA JULGAMENTOS
Vamos falar sobre empatia e respeito? Muitas vezes, julgamos as pessoas sem conhecer suas batalhas internas. É importante lembrar que cada um carrega sua própria carga emocional. Vamos praticar a empatia e oferecer apoio sem fazer julgamentos. Um bom exercício para isso: coloque-se sempre no lugar do outro! O sentir é particular.
3) SEJA GENTIL AO SE COMUNICAR
Ao ser gentil ao se comunicar, você promove um ambiente mais harmonioso e empático, contribuindo para o bem-estar de todos ao seu redor.
4) BRINCADEIRA OU OFENSA?
Se sua brincadeira constrange o outro, não é só brincadeira, é falta de respeito.
Ridicularizar alguém em tom de brincadeira costuma ser engraçado apenas para quem faz piada. O ato de debochar, tirar sarro, um riso solto, nem sempre é entendido como ofensa a quem faz, mas extremamente humilhante para quem recebe.
Vamos fazer de 2024 um ano que cuidamos da nossa saúde mental e da saúde mental do outro!
EMPATIA E RESPEITO, este é o nosso convite para iniciar o novo ano!
Comments