top of page

CRIMES SEXUAIS: VOCÊ SABE O QUE SÃO




Assuntos que antes não ganhavam tanta relevância, mas sempre tiveram grande relevância para quem os sofre:


CRIMES SEXUAIS: Você sabe o que são?

Eles muitas vezes são cometidos bem próximo de nós, mas a desinformação acerca destes temas ainda é grande.


Considera-se CRIME SEXUAL tudo aquilo que atenta contra a dignidade e liberdade sexual da mulher.



ESTUPRO, COITO FORÇADO OU VIOLAÇÃO:

São agressões sexuais geralmente envolvendo relação sexual ou outras formas de penetração realizados contra uma pessoa sem o seu consentimento.

O ato pode ser realizado por força física, coerção, abuso de autoridade ou contra uma pessoa incapaz de oferecer um consentimento válido, tal como quem está inconsciente, incapacitado, com deficiência mental ou estando abaixo da idade de consentimento. Não é preciso ocorrer a penetração, a "conjunção carnal", para que o ato se caracterize como crime sexual.


STALKING

Significa “caçar” ou “perseguir obsessivamente”.

Vamos citar alguns exemplos: Centenas de mensagens ou ligações de uma mesma pessoa, comentários invasivos em redes sociais, perfis falsos que acompanham a sua rotina, a de seus familiares ou amigos, publicação de fatos ou boatos em sites da Internet, espera de sua passagem nos lugares que frequenta, prática de constrangimentos públicos e coletivos direcionados.


ASSÉDIO SEXUAL

É considerado por toda conduta indesejada de caráter sexual que restrinja a liberdade sexual da vítima. Nesse sentido, pode ser manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas a pessoas contra sua vontade, causando-lhe constrangimento e violando a sua liberdade sexual.


ESTELIONATO AMOROSO / SENTIMENTAL

O estelionato amoroso ocorre nas situações em que o golpista se aproveita de um relacionamento amoroso para obter vantagens financeiras e patrimoniais. O golpe é caracterizado por uma ou mais das seguintes situações: o parceiro leva a vítima a entregar a ele a administração de seus bens; ele pede dinheiro para resolver falsas emergências; ele apresenta falsas oportunidades de negócio

supostamente vantajosas para a vítima. Em todas as situações, ele busca convencer a mulher de que é o companheiro ideal e pode inclusive assumir uma falsa identidade para se passar por um profissional bem sucedido.


ESSES SÃO ALGUNS DOS CASOS DE CRIMES SEXUAIS,

TODOS COM PENALIZAÇÃO PELA LEI.


Nós, como sociedade, temos o direito e o dever de proteger a integridade da Mulher e denunciar, sempre que presenciar atos que atentem contra a dignidade e liberdade sexual da mulher!

Comentários


bottom of page